quinta-feira, 4 de junho de 2009

A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NO BRASIL EM ESPECIFICAMENTE NA BAHIA

CONCLUSÃO
Foi considerada como marco nesse período a Reforma Benjamim Constant (1890), inauguração dos laboratórios de psicologia experimental na educação (1906) e a criação do código de ética (1975), temas relacionados à saúde mental, sobretudo à psicopatologia que evidencia o movimento de nascimento da Psicologia brasileira, tal como ocorreu em vários países, que se deu a partir da Psiquiatria.
No Brasil Início do século XIX, não havia uma psicologia propriamente dita, com terminologia própria, com conhecimento definido ou uma prática reconhecida, mais era crescente o interesse da elite brasileira pela produção e aplicação de saberes psicológico. Foi com a chegada da família real em 1808, e a independência, em 1822 que esse quadro se modificou sensivelmente. Com a modificação do panorâmico social e cultural do país, foram criados órgãos oficiais de transmissão e elaboração do conhecimento, como cursos superiores e sociedades científicas, periódicas na área da saúde que se constituíam como sinais de novos tempos.
Na Bahia remonta ao ano de 1808, pela Carta Régia de 18 de fevereiro feita pelo Príncipe Regente D. João, ele cria o Ensino Médico no Brasil; lembrado que D. João era Príncipe Regente porque quem sua mãe, D. Maria I, a Louca, tinha perdido a razão, desde 1792 aparentemente em reação ao falecimento do marido e do filho primogênito.
Durante a década de 1970, verificou-se, na Bahia, a implantação e desenvolvimento de várias linhas psicoterápicas. O fenômeno é relacionável à fundação em 1968, no âmbito da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, do curso de graduação em Psicologia. A Universidade Federal da Bahia que, durante as três décadas subseqüentes, foi única formadora de psicólogos no Estado da Bahia; só em 1998, precisamente trinta anos depois, inicia a Faculdade Ruy Barbosa o curso de graduação em Psicologia. Existem hoje, no Estado da Bahia, vinte e quatro Instituições de Ensino Superior que oferecem o Curso de Psicologia, enquanto a graduação em Medicina é oferecida, em 2007, por cinco instituições localizadas nas cidades de Salvador (três cursos), Feira de Santana (um), Vitória da Conquista (um) e Ilhéus/Itabuna (um).
Em 1975 dá-se o início da profissão de psicólogo em que passou a ser organizada e estabelecida. Mais a profissão começou a sofrer fortes alterações socioeconômicas com o aparecimento de faculdades lançando no mercado um número crescente de profissionais que contribuiu para a degradação do valor da mão-de-obra. Além disso, novos problemas e disputas interprofissionais passaram a dominar a cena.
Existem hoje, no Estado da Bahia, vinte e quatro Instituições de Ensino Superior que oferecem o Curso de Psicologia, enquanto a graduação em Medicina é oferecida, em 2007, por cinco instituições localizadas nas cidades de Salvador (três cursos), Feira de Santana (um), Vitória da Conquista (um) e Ilhéus/Itabuna (um).
Essa pesquisa faz uma breve revisão bibliográfica sobre a história da psicologia brasileira, dividindo-a em três momentos: numa gama de saberes psi pulverizados, no começo de organização em institutos de pesquisa, faculdades e associações e a regulamentação de suas leis, e a profissão, já estabelecida e reconhecida oficialmente, passando a sofrer fortes alterações socioeconômicas e disputas interprofissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário