sábado, 18 de abril de 2009

FÚRIA DE TITÃS




RESUMO DO FILME FURIA DE TITÃS

HARRYHAVSEN,Ray: Fúria de Titãs, nascido em 29 de junho de 1920 em Los Angeles, Califórnia, profissional da área de animação, principal técnico da área na indústria do cinema estadunidense, realizador de vários trabalhos principalmente filmes de ficção científica, a qual se refere o filme intitulado.
O filme citado relata um épico da mitologia grega, uma história de deuses nada perfeitos, monstros brutos de um olho só derrotados pela inteligência humana, personagens de uma época onde o deus (Zeus) possuía o poder de determinar ou modificar o destino das pessoas daquela região. O Rei Acrísio de Argos, expressa claramente a sua raiva por Zeus por ter engravidado a sua filha, a princesa Danae, lança-a então ao mar, junto a Perseu, o filho da sua união com Zeus, e este por sua vez dono de toda decisão e poder exprime sua força através de uma maldição, ordena então que Poseidon destrua Argos, através de uma inundação com o mar. Durante este percurso de destruição, a princesa Danae e Perseu são salvos, onde vivem por um tempo enquanto este último tornara-se adulto. Mas enquanto isso o ser supremo da mitologia “Zeus” não deixa de agir com sua força e exuberante determinação não permite que nada esteja fora do seu alcance ou decisão, tornando Calibos, filho de Tetis deusa dos mares, em um monstro dos brejos e pântanos por ter ido além de sua ordem mostrando assim a todos que tamanha era sua fúria. Assim, prometido para casar-se com a Princesa Andrômeda, herdeira da cidade rica de Joppa, Callibos recebe um trágico destino e não pode realizar o que lhe foi prometido, sua mãe compra sua briga e então não permite que nenhum outro homem se case com a que seria a mulher de seu filho Callibos. Uma nova guerra estava formada, quando Perseu é trazido por Tetis para Joppa e fica sabendo da situação da princesa Andromeda, onde qualquer pretendente que se candidatasse deveria responder a uma advinhação dada por Calibos que sentiu a fúria de Zeus. Perseu encontrava-se numa posição confortável em comparação aos outros pretendentes, para o casamento com a princesa citada, visto que ele era protegido de Zeus e tudo que pudesse contribuir para o seu avanço o deus grego assim o faria com sua força e precisão, já que o poder mitológico pairava sobre tudo.
Perseu na condição do herói que desejava salvar a princesa, deveria matar tal monstro do mar que ora foi transformado assim pelo deus grego supremo –Zeus, lutando até o fim e sentindo a proteção do deus, Perseu segue em frente para a cerimônia de casamento mas, ainda encontra certa dificuldade, já que a fúria dos demais deuses é grande diante da grande fortaleza do deus maior que tanto protegia à seu filho que um dia foi lançado ao mar. Nova luta se trava e Perseus agora tem que derrotar outro monstro que está além da raça dos deuses da época, assim, pode contar mais uma vez com o seu pai que por sua vez toma a decisão de ordenar Atenas para que entregue sua coruja, uma espécie de guardiã e orientadora, já que todas as situações mitológicas existem bases em deuses de estatuetas e grandes são os seus feitos. Assim, Perseu consegue chegar até a melhor forma de derrotar o tal mostro para chegar à conclusão do seu desejo. Chegando até a Medusa, o monstro que Perseu deveria destruir cortando a cabeça, ele assim o faz e chega ao final da sua história, conseguindo fazer com que o último monstro dos titãs fosse sacrificado por ele, antes que a princesa Andromeda fosse sacrificada. Logo em seguida eles se casam sob a proteção de Zeus e ainda são transformados em constelação por ordem do tão exaltado deus grego.
Entretanto, o filme retrata tal trajetória épica de um guerreiro que por sua vez abandonado às margens de um rio, consegue ser transportado para uma região onde por ventura um dia seria salvo. A exaltação e fortaleza do deus grego Zeus, transforma toda história em uma situação de suspense, fantasia e emoção, definindo por cada fase a sua exatidão e amor aos seus. E Perseu por sua vez, munido de tanto amor, cuidado e proteção consegue exauri-se de forças e busca sobre todas as coisas do céu e da terra uma luta incansável para conseguir o seu objetivo que um dia fora por ele determinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário