terça-feira, 14 de abril de 2009

Emoções

Psicologia do Futuro (Emoções)

MODALIDADE ORAL DO VIDEO: EMOÇÕES.

O homem enquanto ser social, em busca da expressão e comunicação, criou a modalidade oral, a fim de facilitar tal situação. A modalidade oral com suas especificidades demonstram de forma clara a expressão humana, onde os fonemas ou sons das palavras são exploradas pela fala, visto que tal modalidade da língua é percebida apenas pela audição.
A modalidade oral possui características diversas, apresentando-se de formas variadas, onde pode-se observar claramente de acordo com algumas situações, como a classe social, ou o grau de escolaridade, dentre outras. A exemplo disso, pode-se citar o vídeo “Educação das Emoções”, sendo notável a forma que cada indivíduo vai desenvolver sua oralidade. Durante a exposição do vídeo citado, observa-se pessoas várias classes sociais, com profissões e escolaridade diferenciadas, e de acordo com a sua característica social a oralidade se apresenta de uma forma.
Percebe-se nos indivíduos de baixa renda e escolaridade baixa, uma certa espontaneidade na oralidade, com um vocabulário restrito, com algumas gírias, ausência de rigor gramatical, ou ainda um restrito emprego dos tempos verbais. Outros entrevistados com uma profissão mais elevada demonstram no vídeo uma mera tentativa de assertividade na linguagem, buscando empregar um vocabulário mais rebuscado, mas tal tentativa apenas nos mostra uma ligeira confusão com as palavras utilizadas durante o diálogo realizado.
Diante de toda ideia aqui exposta, pode-se afirmar que, a modalidade oral, como afirmada inicialmente, tem a função de levar ao receptor a mensagem enviada pelo emissor, independente da forma que a oralidade aconteça, esta é utilizada como uma forma de comunicação e expressão humana, característica fundamental do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário